Aqui você poderá calcular a taxa de juros real e verá o quanto a inflação impacta nos seus investimentos.
Informe os valores iniciais abaixo:
É importantíssimo levar em consideração o impacto da inflação nos seus investimentos, principalmente se está focando no longo prazo. Afinal daqui a 20, 30 anos, um milhão de reais não comprarão o mesmo que compram agora, ou seja, viver de rendimentos com esse valor será bem diferente no futuro.
O cálculo acima não leva em conta taxas e impostos.
As taxas do CDI, Selic e IPCA (inflação) podem ser vistas na barra ao lado (se estiver em um computador), mais abaixo (se estiver em um smartphone) ou diretamente no site do Banco Central do Brasil, clique aqui para acessar.
A fórmula da taxa de juros real (rendimentos “menos” inflação) não é simplesmente a subtração de um pelo outro, o cálculo é um pouco mais complexo, veja:
Taxa de juros real = (((1+Rentabilidade nominal)/(1+Inflação))-1)x100
A rentabilidade nominal e a inflação devem ser representadas em forma decimal, ou seja, 6%=0,06, 1,9%=0,019 e assim por diante. O resultado da fórmula acima será a taxa de juros real já em %.
Se o resultado da taxa de juros real for zero, o valor final será exatamente o valor inicial investido + aportes.
Se o CDI e Selic atuais estiverem zerados (isso não é impossível de acontecer) o valor final será igual ao valor inicial mais aportes, menos a inflação.
Para outros cálculos relacionados a investimentos, veja todas as nossas outras ferramentas, clicando aqui.